Cabalístico - meaning and definition. What is Cabalístico
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Cabalístico - definition

FILOSOFIA MÍSTICA
Kabbalah; Cabalá; Kabala; Cabalistas; Cabalístico; Cabalística; Kabbalah Judaica; Cabalista; Cabalismo; Judaico-cabalista

cabalístico         
adj (cabalista+ico2)
1 Que se refere à cabala ou tradição dos judeus.
2 Que se refere à magia.
3 Enigmático, misterioso.
Cabalístico         
adj.
Relativo à cabala dos Hebreus ou às artes occultas, à magia.
Secreto, misterioso.
(De cabalista)
Cabalista         
m. e f.
Pessôa, dada a sciências occultas, à cabala.
(De cabala)

Wikipedia

Cabala

A Cabala ou Cabalá (em hebraico: קַבָּלָה; romaniz.: Kabbalah ou Qabbālâ; literalmente: "recebimento") é um método esotérico, uma disciplina e uma escola de pensamento do misticismo judaico. Os cabalistas tradicionais do judaísmo são chamados Mekubalim (em hebraico: מְקוּבָלים) ou Maskilim (משכילים; "iniciados").

As definições do que é a cabala variam conforme a tradição considerada, que vão desde as suas origens no judaísmo medieval até adaptações mais recentes ao esoterismo ocidental (como, por exemplo, a cabala cristã e a cabala hermética). A cabala judaica é um conjunto de ensinamentos esotéricos que pretende explicar a relação entre o Deus eterno e imutável – o misterioso Ein Sof (sem limites) – e o universo finito e mortal (criado por Deus). A cabala pode ser vista como o fundamento das interpretações místicas no âmbito do judaísmo.

Os cabalistas judaicos originalmente desenvolveram a sua própria forma de transmissão dos textos sagrados no âmbito da tradição judaica e usam frequentemente as escrituras judaicas para explicar e demonstrar seus ensinamentos místicos. Os cabalistas sustentam que esses ensinamentos desvelam o sentido mais profundo da Bíblia Judaica e da literatura rabínica tradicional.

Os praticantes da cabala tradicional acreditam que suas origens remotas antecedem o próprio surgimento das religiões e estabeleceram as bases para a formação da filosofia, das religiões, ciências, artes e sistemas políticos. Historicamente, a cabala surgiu por volta do fim do século XII e início do século XIII, na Espanha e no sul da França, a partir de formas anteriores do misticismo judaico, e passou por uma reinterpretação durante o renascença mística judaica no século XVI, na Palestina otomana.

O Zohar, texto fundamental da cabala, foi composto no final do século XIII. Isaac Luria (séc. XVI) é considerado o fundador da cabala contemporânea. A cabala luriânica se popularizou sob a forma de judaísmo hassídico a partir do século XVIII. No século XX, o interesse acadêmico por textos cabalísticos, conduzido principalmente pelo historiador Gershom Scholem, inspirou o desenvolvimento de pesquisas históricas sobre a cabala no campo dos estudos judaicos.